O UnB Idiomas e o laboratório de Serviço Social, intitulado “Violes” – Grupo de Pesquisa sobre Violência e Exploração Sexual e Comercial de Mulheres, Crianças e Adolescentes atenderam 22 estudantes que aprenderam língua inglesa com professores da UnB. Foram atendidas 5 crianças de rua e 17 crianças da Escola de Meninos e Meninas do Parque da Secretaria de Educação.
A iniciativa de ensinar Inglês para as crianças carentes faz parte de uma pesquisa realizada pelo Violes com jovens em situação de risco. Criado em 2008, por causa de denúncias de exploração sexual de adolescentes na Rodoviária do Plano Piloto e no Setor Comercial Sul, o grupo coleta dados sobre a situação das crianças de rua por meio de intervenções sociais.
A ideia de realização de um curso de Inglês partiu dos próprios alunos que participam das oficinas do Violes. “Eu fui o primeiro a pedir para a Lúcia colocar Inglês no programa”, diz Diogo (nome fictício), um dos melhores alunos da sala, referindo-se à Coordenadora do Grupo.
“Aprendemos o nome de animais e as letras do alfabeto”, comenta o aluno depois do segundo dia de aulas. O menino de 16 anos é morador de rua e participa de várias atividades promovidas pelo Violes, como as oficinas de hip hop.
O UnB Idiomas foi responsável por todo o apoio financeiro e logístico ao projeto, oferecendo espaço físico para a realização das aulas e compra de material didático. O programa não atingiu apenas uma das funções formais da universidade, que é a extensão; ele engloba, sobretudo, o tripé acadêmico que inclui ainda o ensino e a pesquisa, além de resgatar a responsabilidade social inerente às instituições públicas de ensino.
Os alunos que concluíram o curso receberam seus certificados em cerimônia realizada em dezembro de 2009 no campus universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília.