Desde junho de 2008, as atividades anteriormente desenvolvidas pela então Escola de Línguas da Universidade de Brasília passaram a integrar as ações de gestão administrativa e acadêmica do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), unidade do Instituto de Letras (IL) da UnB. Sob a égide de uma nova gestão, foi aprovado pelos órgãos colegiados do LET, do IL e do Decanato de Extensão (DEX) a criação do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (UnB Idiomas), assegurando uma nova concepção acadêmica para as atividades anteriormente desenvolvidas pela Escola de Línguas. O estabelecimento das normas de funcionamento e da estrutura do Programa está oficialmente regulamentado pelo seu Regimento Geral, também motivo de aprovação dos órgãos colegiados acima mencionados.
Essa mudança proporcionou a efetiva participação do LET nas atividades de realização plena das disciplinas de estágio supervisionado aos alunos dos cursos de Letras – Licenciatura do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução e consequente gestão e acompanhamento de cursos constantes dessa atividade obrigatória de graduação.
Os cursos direcionados à comunidade universitária e ao Distrito Federal passaram a ser estruturados de forma sequencial com a promoção dos Cursos Abertos Sequenciais de Idiomas. Assim, são oferecidas oportunidades de formação continuada para alunos, de diferentes áreas de conhecimento. Também foram promovidos projetos de cursos corporativos voltados para o atendimento particular de instituições públicas e privadas, com enfoque no ensino de línguas estrangeiras.
Atualmente, o UnB Idiomas oferta quatorze cursos, a saber: Alemão, Árabe, Coreano, Espanhol, Esperanto, Francês, Grego Moderno, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Russo e Turco.
Desde sua criação em 2009, o Programa atendeu um total de 50.293 alunos, sendo 26.178 pertencentes à comunidade universitária e 24.115 à comunidade do DF. O índice de satisfação do aluno com os cursos ofertados pelo Programa é de 90,0%, mensurado por meio de avaliação institucional.
Com o desafio de atender a uma demanda de 15.000 alunos anualmente, o UnB Idiomas entende ter formalizado um novo modelo para a gestão das atividades de extensão, desde o contexto do ensino de línguas estrangeiras no âmbito da Universidade de Brasília.
O UnB Idiomas opera como um grande fortalecedor dos instrumentos de financiamento para a viabilização plena das atividades de ensino, pesquisa e produção científica. O órgão resgatou a responsabilidade da universidade pública de contribuir e realizar projetos que beneficiem sua comunidade universitária e que possam aproximá-la do público externo, criando novas demandas, novos cursos e novos processos de desenvolvimento da educação.